O Santo adotou uma nova postura na busca por um nome para comandar o time em 2023. Após passagens frustradas de Fabio Carille, Fabián Bustos e Lisca, o Peixe pensa no veterano Marcelo Bielsa como próximo treinador.
Alguns fatores pesam para o presidente Andres Rueda tentar ousar e trazer o técnico argentino de 67 anos. A principal delas é a experiência de “El Loco”.
Com um currículo extenso, ele tem passagens por clubes da Argentina, México, Espanha, Itália, França e Inglaterra, além de ter comandado as seleções argentina e chilena.
Bielsa começou a treinar clubes no início da década de 90, ainda no Newell’s Old Boys, da Argentina. Possui na carreira títulos nacionais no seu país natal e na Inglaterra, além da medalha olímpica de ouro com a seleção argentina em 2004.
O veterano também seria uma contratação de peso. Até o momento, a atual gestão Santos trabalhou com apostas estrangeiras, como Ariel Holan e Bustos e nomes da nova safra de técnicos brasileiros, como Fernando Diniz e Carille.
Um terceiro fator que impulsiona o nome de Marcelo Bielsa internamente é o histórico do treinador. O argentino realizou trabalhos marcantes, principalmente no Athletic Bilbao, da Espanha, e recentemente no Leeds, da Inglaterra.
Com o clube espanhol, El Loco encontrou um elenco jovem e recolocou o clube em grandes competições. Ele chegou à final da Copa do Rei e foi vice-campeão da Liga Europa na temporada 2011/2012, apesar de estar numa equipe de muito menos prestígio do que os rivais.
Em seu último trabalho, no Leeds, Bielsa foi contratado com a missão de levar o clube de volta à elite do futebol inglês. Na temporada 2018/2019, mais uma vez com um grupo jovem, com média de 23 anos, quase conquistou o acesso. Porém, acabou sendo eliminado pelo Derby County.
Contudo, no ano seguinte, foi campeão da Champioship (segunda divisão da Inglaterra) com 10 pontos de vantagem para o segundo colocado. O Leeds retornou à Premier League após 16 anos.
(Fotos: arquivo pessoal/@soymarcelobielsa)