Nos últimos dias, a Umbro fez um lançamento de um belo par de tênis em homenagem ao bicampeonato mundial do Santos. O modelo traz de volta um estilo de tênis de treino dos anos 90. A edição limitada tem sido um verdadeiro sucesso de vendas e existem pouquíssimos pares disponíveis para compra virtual, mas sempre há o que melhorar.
O primeiro aspecto é a limitação de tamanhos disponíveis — do 38 ao 44. Não faltaram reclamações de torcedoras que se sentiram desprestigiadas com a falta de exemplares menores, por exemplo.
Também não dá para ignorar que o preço foi salgado, por mais que se trate de uma edição comemorativa e um material de grande qualidade. Pagar mais de R$ 300 em um par de calçados certamente não é nada
fácil para uma parte considerável dos santistas, que vive no Brasil, em meio a uma crise econômica evidente.
Clube e fornecedora podem e devem repetir ações de marketing como essa, mas vale considerar as variáveis da torcida santista, para contemplar o máximo possível de classes sociais. O santista sente falta de variedade de produtos e preços populares, como o presidente Andres Rueda já detectou e abordou em diversas entrevistas, antes da eleição do ano passado.
Que o Peixe pense mais nesses fatores antes de firmar um novo contrato de materiais esportivos. O próprio mandatário externou a preocupação do atual comitê de gestão em ofertar produtos que caibam no bolso da torcida, nas entrevistas aos canais da Nágila Luz e De Olho no Peixe, semana passada. A nação santista agradecerá se isso se concretizar.
Felipe Hipolito é jornalista formado pela PUC-Campinas, atua como assessor de imprensa e apresenta o Podcast do Peixão. Apaixonado pelo Santos, dá seus pitacos sobre o maior time da Terra também no Aqui se Fala de Santos e no Santos Futebol Cast. Quando possível, escreve no blog Papo do Hipolito.