Aqui se Fala de Santos

Conselho aprova projeto. Sócios decidem dia 17 se querem a Arena

Em noite história na Vila Belmiro, o Conselho Deliberativo do Santos Futebol Clube aprovou o projeto da Construtora WTorre para uma nova Arena multiuso. Resta agora aos mais de 31 mil sócios do Peixe decidirem no dia 17 de dezembro se o projeto será realizado.

Desenhada pelo escritório do arquiteto Luiz Volpato, a nova Vila Belmiro tem capacidade para 30.108 pessoas, com todos os lugares cobertos, e uma área construída de mais de 71 mil m² entre camarotes, vestiários, salas de imprensa, estacionamento e outros pontos comerciais.

A proposta de cobertura do gramado não está mais contemplada no projeto, o que foi necessário para baratear os custos. Por fora, a nova Vila Belmiro seria revestida em fibra de carbono simulando as escamas de um peixe – como o clube é carinhosamente chamado pelos seus torcedores.

A obra levaria em torno de dois anos para ser realizada e teria um custo estimado de R$ 300 milhões. A WTorre, no entanto, prevê uma margem de erro de até 30% no valor total, a depender de fatores econômicos, taxa de juros praticadas pelo mercado e variação do custo dos materiais.

Do montante, R$ 200 milhões viriam da comercialização de produtos do estádio, como a venda de cadeiras, camarotes e um plano de sócios desenhado exclusivamente para capitalizar a construção da nova casa do Peixe. O restante seria trazido pela WTorre via investidores.

O terreno do estádio permanece sob posse do Santos. No entanto, a construtora ficaria responsável pela administração por 30 anos. Ao fim do período, este direito seria devolvido ao clube.

(Fotos: Divulgação/WTorre)

Por Ronaldo Rodrigues

Compartilhar