Aqui se Fala de Santos

Commebol sorteia os grupos da Sulamericana

O Santos já sabe seus adversários na primeira fase da Copa Sul-Americana. Cabeça de chave no Grupo C, o Peixe terá pela frente o Unión La Calera, do Chile, o Banfield, da Argentina, e o Universidad Católica, do Equador.

A fase de grupos da competição continental será realizada em seis rodadas de abril a maio. O Peixe estreia na primeira semana de abril, contra o Banfield, na Vila Belmiro. Diferentemente da Libertadores, em que dois times passam para o mata-mata, apenas o primeiro colocado de cada grupo avança na Sul-Americana.

Ano passado o Santos foi eliminado nas quartas de final para o Libertad, do Paraguai. O Peixe venceu por 2 a 1 na Vila Belmiro e perdeu por 1 a 0 fora de casa. Os paraguaios avançaram por causa do gol marcado no Brasil.

O GE fez uma análise dos adversários:

BANFIELD (Argentina)

O adversário do Peixe na estreia da Sul-Americana vive momento razoável no Campeonato Argentino. É o sexto colocado, com 11 pontos em sete jogos disputados. O líder, Racing, tem 15 pontos conquistados.

O principal astro do Banfield é o experiente meia Jesús Dátolo, com passagens por Atlético-MG e Internacional no Brasil. Aos 37 anos, o jogador tem quatro jogos disputados na Copa da Liga Argentina e um na Copa Argentina.

UNION LA CALERA (Chile)

Talvez o adversário com menos expressão entre os time do Grupo C, o Unión La Calera está em 11º lugar na tabela de classificação do Campeonato Chileno, com sete pontos em sete jogos disputados. Uma peculiaridade do adversário do Santos é o seu estádio.

Assim como alguns gramados do Brasil, o do Municipal Nicolás Chahuán tem grama sintética. A casa do Unión La Calera fica em La Calera, na região de Valparaíso. É uma cidade de apenas 49 mil habitantes e tem apenas 60km².

A referência no elenco do Unión La Calera é o zagueiro Santiago García, de 33 anos. Revelado no Rosario Central, ele passou por times europeus até voltar ao futebol sul-americano e chegar ao clube chileno em 2020.

UNIVERSIDAD CATÓLICA (Equador)

Terceiro colocado no Campeonato Equatoriano, a Universidad Católica chegou à Sul-Americana depois de ser eliminado na terceira fase eliminatória da Libertadores. Os equatorianos perderam para o The Strongest, da Bolívia, por 2 a 1 no jogo de volta depois do empate em 0 a 0 na ida.

O quarto time do grupo do Alvinegro tem oito pontos no Campeonato Equatoriano: duas vitórias, dois empates e uma derrota. Está atrás apenas do Barcelona de Guayaquil (ex-equipe do técnico Fabián Bustos) e da LDU Quito.

O líder do elenco da Universidad Católica é o meia Facundo Martínez, de 37 anos. Ele está no clube desde 2011. Virou titular em 2013 e disputou todas as partidas da atual edição do Campeonato Equatoriano.

(Foto: Divulgação/Santos FC)

Por Ronaldo Rodrigues

Compartilhar