Aqui se Fala de Santos

Bauermann motivado em vestir uma camisa de peso

O zagueiro Eduardo Bauermann foi apresentado oficialmente nesta quinta-feira (20). O jogador de 25 anos recebeu a camisa 4 do executivo de futebol Edu Dracena. Ele tem contrato com o Peixe até dezembro de 2024.

Bauermann vê o Santos como oportunidade de dar a volta por cima na carreira, mas que sonhava pela oportunidade de novamente vestir uma camisa de peso.

 O que mais chamou a atenção é o peso dessa camisa. Não só pelos ídolos que passaram aqui, mas pelo tamanho da instituição. Não tem como dizer não ao Santos. Fiquei muito feliz quando recebi o primeiro convite, nas conversas ainda com o André Mazzuco. Eu me senti na obrigação de aceitar esse desafio porque era isso que eu estava buscando na minha carreira. Voltar a vestir uma camisa de um peso tão grande, que representa muito para nós, atletas. Ainda mais a do Santos que, na minha vida, tem um peso muito grande. Estou dando a volta por cima na minha carreira, na qual eu patinei em alguns lugares e agora estou aqui recebendo essa oportunidade.

A patinada a que Bauermann se refere é em relação a sua passagem pelo Paraná Clube, em 2019. Em agosto daquele ano, o zagueiro ficou próximo de ser vendido ao Sint-Truidense, da Bélgica. A negociação estava encaminhada por 500 mil euros (R$ 2,2 milhões, na cotação da época), mas a diretoria paranista e o atleta não chegaram a um acordo sobre a composição do pagamento.

Após essa transferência frustrada, o zagueiro perdeu espaço e fez só mais dois jogos na Série B daquele ano.

Nossa profissão é feita de altos e baixos. Antes de chegar ao América-MG, eu não estava num momento muito bom até porque no final de 2019 eu terminei o ano não jogando. Eu considero esse um ponto baixo na minha carreira. Mas entendo que isso fazia parte do plano para estar aqui hoje. Consegui me preparar para que em 2020 eu começasse o ano bem, desse sequência em 2021 e agora, em 2022, tivesse essa oportunidade. Por isso considero uma volta por cima. Há três anos eu estava num time que acabei não jogando por algumas questões. E agora, nessa volta por cima, sei que estou bem. Estou orgulhoso por ter conseguido isso.

O novo camisa 4 do Peixe disse estar preparado para a estreia do time no Campeonato Paulista. O primeiro desafio será contra a Inter de Limeira, na próxima quarta-feira, às 19h, no estádio Major Levy Sobrinho, em Limeira.

Diferente do que atuava na época do América-MG, Bauermann jogará numa linha com três zagueiros, pela esquerda. Apesar de não estar acostumado, ele disse já ter assimilado o que é pedido pelo técnico Fábio Carille. O defensor elogiou o trabalho realizado pelo treinador durante a pré-temporada.

A adaptação ao estilo de jogo do Carille está sendo bem tranquila. Ele nos dá a informação, nos dá a dúvida e depois já nos dá a solução. Aprendemos a cada dia com ele. Para mim é diferente porque eu vinha de um outro sistema de jogo. Mas esses poucos dias de adaptação foram suficientes para se entrosar bastante e entender o jogo dele.

(Fotos: Ivan Stori/Santos FC)

Por Ronaldo Rodrigues

Compartilhar