Aqui se Fala de Santos

O polivalente de 100 milhões

Hoje vamos falar um pouco sobre a trajetória de Andrey Rafael dos Santos Quintino nascido em 05 de Agosto de 2002 (hoje com 19 anos) o jogador já disputou a Copa São Paulo de Futebol Junior que em 2022 tinha como limite de idade jogadores até 21 anos de idade em virtude da Pandemia, uma vez que a competição de 2020 não foi realizada.

Trajetória na base, o menino Andrey, foi aprovado nas seletivas de Santos e Ponte Preta, tendo optado por disputar as duas primeiras categorias de base (sub 11 e sub 13) pelo time campineiro, tanto pelo histórico de boa formação de jogadores jovens dessa equipe, quanto por uma questão familiar, já que assim estaria mais próximo de sua mãe que mora naquela região.

O garoto veio para o Peixe apenas na categoria sub 15, onde desde então preferencialmente atua como atacante pelo lado direito e se destaca pelo drible curto e velocidade, além dos bons cruzamentos.
A primeira vez que o vi, em virtude das dificuldades de se acompanhar as competições de base através da mídia foi pela Copa Santiago sub 17, edição de 2020 onde em parceria com Wesley Patati formou uma grande dupla de ataque, o Santos acabou não avançando para as fases finais pois ao meu ver sucumbiu para adversários mais velhos e fortes fisicamente, porém a dupla de ataque já demonstrou boa química. Andrey acabou deixando a sua marca entrando na seleção da competição.

A tentativa de acompanhar in loco foi em meados de 2019, onde no CT Meninos da Vila, eu tinha a expectativa de ver a dupla de ataque formada por Bahia (como era conhecido Marcos Leonardo) e Andrey Quintino contra a Portuguesa Santista então comandada por Márcio Griggio, expectativa frustrada, Marcos Leonardo acabou sendo convocado para a seleção brasileira e Andrey jogou aquele jogo improvisado de camisa 9. Infelizmente por ser extremamente jovem diante de zagueiros mais fortes e velhos não se adaptou e não pode fazer os pivôs pedidos pelo treinador.

Na temporada de 2020 o jogador seria relacionado para partidas da Libertadores de América pelo treinador Cuca, uma vez que chamava atenção nos treinamentos, porém teve de afastar-se devido à uma contusão no púbis e na fíbula, impedindo no momento as oportunidades que pareciam tão próximas. O atacante já recebeu sondagens do PSV (Holanda) e Athletico Paranaense ressaltando que seu contrato irá até dezembro de 2024 e a multa para transferências internacionais é de 100 milhões de Euros.

Na Copa SP 2022 Andrey atuou pela lateral direita como suplente de Sandro Perpétuo, por ser oriundo de funções ofensivas seu forte é o apoio ao ataque, porém o garoto se saiu bem na campanha do vice campeonato santista. Inclusive, o jovem talento decidiu permanecer na lateral para a atual temporada. Creio que ao longo do ano irá ter mais oportunidades no sub 20 e pode esporadicamente ser aproveitado no time principal, com calma inevitavelmente o garoto de coração alvinegro dará alegrias a nossa torcida, rabisca Andrey!

(Fotos: Pedro Ernesto Guerra Azevedo/Santos FC)

Anderson dos Santos é sócio do Peixe desde 2007, quando recebeu o primeiro salário. Sou cadeirante, mas fiz história porque o Santos me motivou a isso.
Profissão: É cientista social, mas pode chamar de “santista social”
Missão: Criar um mundo melhor e um Santos melhor!
Frase que mais gosta: O SANTOS FOI ONTEM, É HOJE E SEMPRE SERÁ MINHA VIDA!

Compartilhar