Morreu neste sábado (09) Cosmo Damião Freitas Cid, fundador da Torcida Jovem do Santos, aos 67 anos. Ele estava internado após sofrer um AVC, no último fim de semana, na cidade de Santos.
Natural de São Paulo, Cosmo Damião fundou a Torcida Jovem em 26 de setembro de 1969, em sua casa, ao lado de amigos, como Almir, Alemão, China, Chacrinha, Mestre Pedrão, Magrão, Celso Jatene e Zuca. Desde então, ele sempre esteve na linha de frente da organizada. Não à toa, é conhecido como “eterno presidente”.
“Fundador da Torcida Jovem do Santos, Cosmo foi peça fundamental na história do Peixão e seguia vivendo intensamente o clube que tanto ama. Um exemplo de paixão incondicional para todos aqueles que dedicam sua vida ao futebol”, escreveu o Santos em nota.
“Nossos sentimentos aos familiares e amigos desta lenda alvinegra. Nosso querido torcedor estará sempre presente no coração de cada santista e as arquibancadas jamais vão esquecer do eterno Cosmo Damião”, completou.
“Cosmo Damião foi um dos fundadores da Torcida Jovem, aos 13 anos, em setembro de 1969, época em que o movimento de torcidas organizadas estava dando seus primeiros passos. De lá pra cá, foram 54 anos dedicados ao povo, através da Torcida Jovem, por 5 mandatos na presidência e sua participação ativa ininterruptamente por todos esses anos na entidade”, publicou a Torcida Jovem.
Figura constante na Vila Belmiro, Cosmo também tinha uma ótima relação com Pelé, ídolo do Alvinegro Praiano que morreu em 29 de dezembro de 2022. Em recente entrevista para a Gazeta Esportiva, ele falou sobre a relação com o Rei.
“Eu frequentava o estádio de futebol desde pequeno. Eu ajudava a ajudar o saco de roupa do Santos e, quando entrei no vestiário, conheci Pelé. Ele já foi maravilhoso comigo, me chamava de moleque. A gente foi convivendo. Convivi com ele em várias situações. Tive o privilégio de receber prêmios com ele e acompanhar ele em várias coisas. Eu vi os gols dele, só não vi o da Rua Javari, mas vi o milésimo”, disse.
“O dia mais triste da minha vida foi a despedida dele, em 1974, quando entrei com ele no campo. Não foi mole. Ele recebeu uma homenagem da Torcida Jovem. Quem mais prestou homenagem a ele em vida foi a Torcida Jovem do Santos. Sempre em vida. É o maior de todos. Como pessoa também”, completou.
Além do futebol, Cosmo também chegou a se aventurar na política. Ele se candidatou ao cargo de deputado estadual nas eleições de 2022, mas não ganhou.
O fundador da Torcida Jovem completaria 68 anos em 27 de setembro. O Santos decretou três dias de luto e a bandeira hasteada a meio mastro.
Cosmo é é doador de órgãos. Sendo assim, as informações sobre velório e enterro podem demorar até 24 horas.
Veja a nota do Santos na íntegra:
O Santos Futebol Clube lamenta profundamente o falecimento de Cosmo Damião Freitas Cid, um dos maiores símbolos da nação santista.
Fundador da Torcida Jovem do Santos, Cosmo foi peça fundamental na história do Peixão e seguia vivendo intensamente o clube que tanto ama. Um exemplo de paixão incondicional para todos aqueles que dedicam sua vida ao futebol.
Nossos sentimentos aos familiares e amigos desta lenda alvinegra. Nosso querido torcedor estará sempre presente no coração de cada santista e as arquibancadas jamais vão esquecer do eterno Cosmo Damião.
O Santos FC decretou luto oficial de três dias e bandeira a meio mastro.
Veja a nota da Torcida Jovem na íntegra:
Com imensa dor em nossos corações, informamos a toda comunidade o falecimento de Cosmo Damião Freitas Cid, nosso fundador e Eterno Presidente de Honra.
Cosmo Damião foi um dos fundadores da Torcida Jovem, aos 13 anos, em setembro de 1969, época em que o movimento de torcidas organizadas estava dando seus primeiros passos.
De lá pra cá, foram 54 anos dedicados ao povo, através da Torcida Jovem, por 5 mandatos na presidência e sua participação ativa ininterruptamente por todos esses anos na entidade.
Com nossa entidade intimamente ligada ao samba, Cosmo Damião foi e sempre será um Embaixador do Samba paulistano, sendo uma das principais referências na maior festa popular do mundo.
Além do seu envolvimento na Torcida Jovem, nosso Eterno Veinho foi Conselheiro Tutelar, fundador e Presidente da Associação de Torcidas Organizadas de São Paulo, e das Torcidas do Santos, por várias oportunidades.
No primeiro dia de história da TJ, o dia de seu aniversário, organizou uma ação social de entrega de doces para crianças.
Em meio a Ditadura Militar, ergueu sua voz e mobilizou seu povo para a linha de frente na luta pela democracia.
O legado de Cosmo Damião Freitas Cid para a sociedade brasileira e todos seus cidadãos, sejam de arquibancada, ou não, é imensurável.
Como até em sua despedida, Cosmo é uma referência social, ele é doador de órgãos, e salvará diversas vidas. Sendo assim, as informações sobre velório e enterro podem demorar até 24h.
Te agradecemos, ‘Veinho’ pelos 54 anos de aulas Intensivas e prometemos manter seu legado eterno!
Damião, o Eterno Presidente!
(Foto: Divulgação/Torcida Jovem)