Leandro Zago não é mais o técnico da equipe sub-20 do Santos. O treinador aceitou uma proposta do Atlético-MG e deixou o clube nesta segunda-feira. A equipe santista será comandada interinamente por Fabrício Monte, auxiliar fixo das categorias de base.
A saída de Zago marca o fim de um ciclo iniciado em setembro de 2023, quando ele chegou à Vila Belmiro para substituir Orlando Ribeiro, demitido após a eliminação do Santos no Campeonato Brasileiro sub-20. De lá pra cá, o técnico acumulou experiências em diferentes frentes dentro do clube.
Ainda em 2023, Zago levou o time sub-23 à semifinal do Campeonato Brasileiro de Aspirantes, caindo diante do Botafogo. Também teve uma breve passagem pela equipe profissional, comandando o Santos na última rodada da Série B após a saída de Fábio Carille.
Em 2024, esteve à frente do time na disputa da Copinha, com um elenco reforçado por jogadores campeões do Paulista sub-17. O Peixe chegou até a terceira fase, sendo eliminado pela Ferroviária. No atual Campeonato Brasileiro sub-20, deixa o time com campanha promissora: duas vitórias, um empate e a terceira colocação com sete pontos somados.
No Atlético-MG, Zago irá reencontrar Paulo Bracks, hoje coordenador de futebol do Galo. Bracks foi CEO do Santos justamente no período em que Zago foi contratado.