Você sabe qual a liga de futebol mais valiosa do planeta? Se for um amante do esporte, a resposta é fácil e rápida: a Premier League! Não é à toa: segundo um levantamento recente da Forbes, só os direitos de transmissão giram em torno de US$ 2,18 bilhões anuais.
Considerando as equipes mais valiosas entre todas as modalidades, o campeonato tem 5 entre as top 50, com Liverpool, Manchester United, Manchester City, Arsenal, Chelsea. Mas e se eu perguntasse sobre o clube mais sustentável do mundo, você saberia responder?
Com apenas pouco mais de 5 mil habitantes, a pequena cidade de Nailsworth é sede do New Lawn, o estádio do Forest Green Rovers. Localizado na região de Gloucestershire, no Reino Unido, a agremiação atualmente disputa a League Two, referente à quarta divisão do campeonato inglês. No entanto, quando falamos de sustentabilidade, o time está em primeiro lugar disparado!
Os exemplos são muitos e estão espalhados pelo clube: painéis solares, turbinas eólicas, pontos de recarga para carros elétricos e, acredite se quiser, um jardineiro-robô, responsável pelo único campo com grama orgânica do mundo. Além disso, a cozinha só oferece comida vegana, adotada pelos jogadores e torcedores. O próximo passo é construir um estádio feito 100% com madeira.
E de onde surgiram todas essas ideias tão diferentes para um time de futebol? Em uma entrevista para a CNBC International, Dale Vince, atual presidente e um amante da energia sustentável, disse que apenas segue uma tendência já forte em seu país. “Nós somos um excelente veículo de comunicação para passar essa mensagem adiante”.
A ONU gostou tanto do projeto que quer usar o Forest Green Rovers como exemplo e espera que outras agremiações sigam o mesmo caminho. De acordo Miguel Naranjo, um dos seus representantes, são ações simples que qualquer clube consegue realizar, como a reciclagem, por exemplo. “Eles sabem o tamanho de sua influência”.
Será que algum time do Brasil vai embarcar nessa onda?
Saudações santistas! Pra cima de todos!!!
Rodrigo Maruca é sócio do Santos desde a época das vacas magras!
Filho da fila, virou a faixa naquele 15/12/2002.
Profissão: Pai da Marcella
Missão: Criar um mundo melhor pra Marcella e pro Santos Futebol Clube!
Frase que mais gosta: O SANTOS É DO MUNDO!